segunda-feira, 28 de abril de 2008

ACOLOP - Unidos pelo desporto!

Este é o lema da ACOLOP (Associação dos Comités Olímpicos de Língua Portuguesa), que foi fundada em 8 de Junho de 2004, com objectivo de integrar o mundo lusófono pelo desporto e já oficialmente reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional.

O português é o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 2007, da Guiné Equatorial.

Actualmente, é a sétima língua materna mais falada do mundo, com cerca de 230 milhões de falantes nativos.

Como membros associados da ACOLOP estão a Guiné Equatorial, a Índia e o Sri-Lanka, países onde o português não é a língua oficial, mas que foram convidados a participar nos Jogos da Lusofonia pela influência do Império Português sobre os continentes africanos e asiáticos, durante a Era dos Descobrimentos. Esta influência, explica a perpetuação de variações da língua portuguesa em algumas regiões dessas três nações.

Os seus membros fundadores são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (R.A.E. da República Popular da China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A criação desta entidade -ACOLOP- vem tornar realidade um sonho antigo das nações envolvidas - os Jogos da Lusofonia - seguindo os exemplos dos Jogos da Comunidade Britânica (Jogos da Commonwealth) e Jogos da Francofonia (Jogos Francófonos).

fonte: wikipédia

Um comentário:

Crmk disse...

O que é impressionante é que muita gente não percebe a real importancia do Acordo Ortográfico. A tentativa de manter no ranking o bom nome da nossa língua, mantendo viva a prática de ser utilizada em todos esses paises.

E isto vale o quê afinal? Relembro que (salvo erro), e apenas para dar um exemplo, a lingua espanhola representa para a sua nação cerca de 3% do PIB. São ~300 milhões de pessoas a consumir cultura espanhola!!! E nós por cá que temos cerca de 170 milhões de falantes e não aproveitamos isso?