terça-feira, 7 de agosto de 2007

Portugueses são dos europeus que menos andam de bicicleta

De acordo com o estudo do Eurobarómetro* sobre a atitude dos europeus relativamente à política de transportes, Portugal é o terceiro Estado-membro da União Europeia onde menos se utiliza a bicicleta como principal meio de transporte para as actividades diárias.

A média europeia é de 8.7%, sendo a Holanda, como seria de esperar, o país onde a bicicleta é mais popular, com 40% de «ciclistas», seguida da Dinamarca com 23.4%. No lado oposto, encontram-se o Luxemburgo, com 0.6%, Malta com 0.8% e Portugal com 1%.

De acordo com o mesmo estudo, o automóvel surge em posição destacada como o meio de transporte preferido dos portugueses, com 56.3%, valor acima da média comunitária (51.4%) e em seguida os transportes públicos com 25.2%.

Questionados sobre as medidas que poderiam melhorar a situação do trânsito na cidade onde vivem, 59.7% dos inquiridos portugueses responderam que caso os transportes públicos fossem melhores, ponderavam a sua utilização diária.

Quanto à melhoria referenciada de modo a desencorajar a utilização do automóvel, 40% referem a necessidade de os tornar mais regulares e pontuais, enquanto 21.1% identificam a necessidade de melhores ligações para os destinos habituais.

Esperamos assim, que pelo menos estes 59.7% sejam ouvidos pelo Estado Português e que seja possível melhorar os transportes públicos, reduzir o trânsito caótico que existe em algumas cidades e proteger o meio ambiente, com a emissão de menos gases tóxicos.

* O inquérito foi realizado entre Maio e Julho, tendo em Portugal sido inquiridas 1.000 pessoas pela Consulmark.

Nenhum comentário: