segunda-feira, 30 de julho de 2007

XV Jogos Pan-Americanos, Rio 2007

Terminou a XVª edição dos Jogos Pan-Americanos RIO 2007.

Estes jogos ficam marcados pela evolução desportiva demonstrada por alguns dos países participantes, mas também pelas deserções de quatro praticantes cubanos.

O grande vencedor dos Jogos Pan-Americanos, não foi surpresa e já todos adivinhavam, estamos a falar dos Estados Unidos da América, com 237 medalhas ganhas.

De referir ainda que apesar da supremacia demonstrada pela selecção norte-americana que das 237 medalhas alcançadas, 97 foram de ouro, este foi o pior resultado desde 1955, ao não atingir a centena de medalhas de ouro.

A selecção brasileira, por seu lado, teve o seu melhor desempenho de sempre ao classificar-se em 3.º lugar da classificação final, com um total de 161 medalhas alcançadas (54 de ouro, 40 de prata e 67 de bronze).

Os outros países que deram nas vistas foram: o Chile que passou de 2 medalhas de ouro em 2003 para 6 nesta edição, melhorando o 13.º lugar da classificação final, para 10.º e a Colômbia que conseguiu o seu melhor desempenho de sempre com 48 medalhas e o 6.º lugar da classificação final.

Quanto ao melhor atleta (relativizando ao ganho de medalhas) o nadador brasileiro Thiago Pereira superou os adversários ao subir ao pódio por 8 vezes, seis das quais para receber o ouro, uma para a prata e outra para o bronze.

Agora, resta-nos aguardar pela próxima edição dos Jogos Pan-Americanos que decorrerá na Guatemala em 2011.


fonte: http://www.rio2007.org.br

Nenhum comentário: